6 motivos para ter um cardápio digital

por | 23 jan, 2024 | Dicas

Se você é dono de restaurante deve se lembrar bem do “boom” do cardápio digital, ou como chamam no meio, os “menus qr code”. Bom, isso aconteceu em um momento que o mundo sofria com a pandemia do covid-19 e as pessoas precisavam manter o distanciamento social.

Por causa desse “pequeno problema”, diversos restaurantes que tinham o costume de ter cardápios físicos para seus clientes, tiveram que se adaptar e começaram a utilizar cardápios digitais com um QR Code para o cliente escanear. Assim, evitava-se o problema de várias pessoas compartilharem o mesmo item, e diminuía o risco de contágio do corona vírus.

A ideia é ótima na prática, mas na correria de tentar resolver o problema e se adequar as normas de saúde do momento para reabrirem seus estabelecimentos, diversos restaurantes pegaram a versão impressa do seu cardápio e digitalizaram, surgindo assim algumas aberrações como o menu qr code em pdf com mais de 100mb de peso, que muitos clientes nem conseguiam fazer o download.

Também surgiram sites de cardápio bem simplificados e outras soluções não tão interessantes, porém funcionais para a ocasião.

Mas, o cardápio digital é uma solução excelente quando bem aplicada. E é por isso que hoje, eu vou te dar 5 motivos para você ter um cardápio digital no seu restaurante.

Disponha todo o seu cardápio de forma visual e utilize da estratégia “desejo primeiro, preço depois”.

Já pensou em expor todas as fotos dos seus pratos no seu cardápio? E uma galeria de fotos para cada produto? Com um cardápio digital isso é possível!

Diferentemente de um cardápio físico, que seria possível ter foto de todos os produtos, o cardápio digital poder ir além e trazer também a possibilidade de ter uma galeria de fotos e vídeos dos seus produtos.

Além disso tudo, você pode organizar seu cardápio como um aplicativo de streaming para facilitar a navegação e explorar o que há de melhor em um restaurante: os seus Pratos.

Cardápio digital menuativo

Esqueça aqueles cardápios somente com o nome do prato, esse modelo não é atrativo para seus clientes. Eles podem aumentar a taxa de frustração, já que em muitos casos o cliente pede algo achando que é de um jeito e recebe de outro, porque não teve chance de ver como era o prato.

Sem falar do tempo perdido pelo garçom para explicar como é o prato que você poderia facilmente evitar se tivesse uma foto ou vídeo do produto que mostrasse exatamente como ele é.

Agilidade na atualização do cardápio digital

Se você nunca sofreu com troca de preços no seu restaurante, é porque você ainda não tem um. É fato que toda troca de preços é trabalhosa, além de gerar custos de reimpressão de materiais.

Mas, no digital você pode remover os “custos” da operação, já que nada precisa ser impresso. Basta editar o preço de um item do cardápio e pronto, seu cardápio já estará atualizado para qualquer cliente que acessar o cardápio.

O mesmo também vale para adições e exclusões de produtos no cardápio, o que aumenta muito a agilidade na hora de atualizar o cardápio.

Produtos Relacionados e Sugestões que auxiliam no aumento do ticket médio

Esse é um dos recursos que eu mais gosto no cardápio digital. Lembra que eu citei lá em cima algo sobre “organizar seu cardápio como se fosse um aplicativo de streaming de filmes”? Então, não é só uma tática para priorizar o visual, mas também um recurso interessante de navegação.

O que eu quero dizer com isso? Bom, o cardápio físico é estático. Com isso, sua experiência é sempre a mesma. Você não consegue conectar um produto com o outro, ou incentivar algumas sugestões de produtos que combinam com um outro determinado.

E se eu te falar que no cardápio digital é possível colocar uma lista de produtos relacionados que fazem parte da mesma categoria daquele que o usuário está visualizando? Isso faz com que ele continue olhando produtos daquela mesma categoria de interesse. Ou melhor, colocar uma lista de produtos que combinam com aquele que está sendo visualizado.

Ex: Imagine que você está visualizando uma tábua de carnes para dividir com os amigos e logo abaixo há sugestão de uma bebida, uma entrada e uma sobremesa que combina com aquele produto.

Dessa forma, é possível orientar a decisão do seu cliente e aumentar seu ticket médio com essa sugestão. Esse é um recurso muito utilizado no e-commerce, chamado de “upsell”.

Você já reparou que quando você vai comprar um telefone, por exemplo, aparecem sugestões de capinhas, películas e outros acessórios para aquele telefone?

Esse é um exemplo claro de upsell. E nós podemos utilizar dessa estratégia no cardápio digital.

Múltiplos idiomas no mesmo cardápio

O mundo globalizado é uma maravilha, não é mesmo? Poder se locomover e visitar diversos lugares pelo mundo e comer comidas de várias localidades diferentes é mesmo uma dádiva do mundo moderno. Porém, isso implica na questão do idioma, que sempre é uma barreira para alguns viajantes e comerciantes locais.

E logicamente gera mais transtornos com cardápio, já que agora você precisa ter não só a versão em português, mas também versões em inglês e espanhol. Dependendo da sua demanda, pode surgir também a necessidade de alguns idiomas complementares como alemão e francês.

E é uma loucura, já que além de atualizar preços e informações no cardápio em português, você também tem que atualizar em todos os outros idiomas.

E se eu te falar que no cardápio digital é possível ter todos esses idiomas sem precisar atualizar os preços para cada um? Atualizou uma vez, já estará disponível em todos os idiomas do cardápio.

Esse recurso é excelente, assim você nem precisa dispor mais de um cardápio físico para cada idioma, já que todos os idiomas estão ali disponíveis no cardápio digital.

Maior assertividade nos anúncios online

Se você já fez anúncios online, sabe que é possível anunciar para pessoas que estão dentro de um raio de X quilômetros do seu restaurante, mas nem sempre você irá atingir o público que frequenta o seu restaurante para fazer algum tipo de chamada específica.

É aí que entra o cardápio digital. Com ele, é possível segmentar anúncios dentro do Meta Ads (Facebook e Instagram) e Google Ads para os clientes que acessaram o seu cardápio dentro da sua loja.

Esse recurso é excelente para manter o seu restaurante próximo dos seus clientes, além de segmentar bem sua campanha para aqueles que de fato o frequentaram.

O melhor amigo do restaurante lotado é o cardápio digital

Vamos pensar em uma situação hipotética:

É sábado, seu restaurante está lotado, sua equipe de garçons está desfalcada e seu time está de desdobrando para atender as mesas.

Chega um grupo de 10 pessoas para uma mesa, e você só tem UM cardápio físico disponível. E agora?

Bom, se você leu esse post até aqui, com certeza não terá problemas, já que o seu restaurante utiliza a solução de cardápio digital do menu ativo. E com ele, seus clientes poderão acessar o cardápio através do qr code que está na mesa.

Foto: Unsplash

Mas, se você ainda está relutante com o uso de um cardápio digital, provavelmente não terá esse recurso. Com apenas um cardápio para o grupo de 10 pessoas, a possibilidade de causar má impressão naquelas pessoas é enorme, e o resto você já sabe né?

Logicamente eu ainda peguei leve nesse exemplo. Também é muito comum chegar em um restaurante lotado, sentar em uma mesa e aguardar uns 10 ~ 15 minutos até ser atendido por um garçom que irá lhe trazer o cardápio. Isso também gera uma péssima impressão inicial.

Entretanto, esse problema pode ser “amenizado” quando se tem um cardápio digital, já que o cliente ao se sentar já tem acesso ao cardápio. Mesmo com a demora de um garçom para atendimento, ele já está escolhendo o que irá pedir.

Quando o garçom chegar na mesa com o cardápio físico, o cliente já terá o pedido na ponta da língua, o que agiliza o atendimento e evita aquela situação chata de levar 10 minutos para entregar um cardápio.

Conclusão

Acredito que se você chegou até aqui, a conclusão é meio óbvia, certo?

Brincadeiras a parte, o cardápio digital é um recurso incrível e pode ser muito bem aproveitado.

Logicamente, muitas empresas utilizam esse recurso de forma errada, deixando de lado seus principais benefícios.

Se você precisa de uma solução de cardápio digital que tenha tudo isso que foi citado acima, então venha conhecer a nossa solução de Cardápio Digital para o seu restaurante.

Nosso cardápio digital menuativo

No menuativo seu cliente terá uma experiência totalmente inovadora que se assemelha aos aplicativos de streaming de filmes. Além de ser totalmente otimizado para abrir de forma rápida, sem travamentos ou sem precisar que o cliente baixe seu cardápio pesado em .pdf.

Peça agora uma demonstração do menu ativo e adote o cardápio digital no seu restaurante!